Seja bem vindo!

Todo o conteúdo que passarei aqui, obviamente não foi apenas das entrevistas, li os livros de Carlos Ficker, Herculano Vincezi; Mario Kormann e do Eugênio Herbst e ótimo trabalho de Paulo Henrique Jürgensen; estes merecem o meu mais sincero agradecimento, "pois se tenho algum mérito é porque estive apoiado em ombros de gigantes". Contudo, a alma de todo material que apresento, devo única e exclusivamente a essas pessoas que merecem todo crédito:

Meu amigo Marcio Augustin; Sra. Cassilda Detros; Prof. Ione dos Passos; Seu Nêne Zumbah; Dona Santinha; minha prima Déborah Duvoisin; Dona Enezilda Schwartz (pela infinidade de fotos cedidas); A Irmã Alice (na época diretora do Hospital); Marli Telma; Nádia Bartch; Renato Duvoisin; Seu Adolfo Saltzwedel e ao Sindicato Rural; Ao Dr. Mario Kormann, Seu Ernesto Rocha; Seu Noirton Schoereder; Seu Valdírio Baptista e Família, Seu Osni Cubas; Seu Algacir Lintzmeier; Roberto Reizer; Seu Afonso Carneiro; Seu Osvaldo José Slogel; Braulio José Gonçalves; Seu Silvio Bueno Franco e sua esposa a Professora Sirlei Batista Bueno Franco; A Paróquia Santíssima Trindade; Seu Quinzinho Moura (e seu toque de gaita); Seu Augusto Serafim; Seu Deoclécio Baptista; Dona Hilva Machado; Seu Alonso Kuenen; a Dona Eulália Pazda; e tantos outros que eu talvez, injustamente tenha esquecido.

Obrigado Especial ao meu amigo e primo Luis Carlos Amorim que me conduziu e me apresentou a imensa maioria de todas esses cidadãos beneméritos campoalegrenses.

Obrigado a Todos, que ao cederem suas memórias, lembranças, músicas, fotos, documentos e um pouquinho de suas vidas; permitiram esse trabalho de divulgação de nossa cidade.



quinta-feira, 21 de abril de 2011

Alma de Viola, Alma de História - Encontros de março e de abril.

Após algum tempo de muita ocupação, atividades diversas e um pouco de preguiça; volto a escrever no blog.
Como já acontece há mais de um ano, eu, a Rádio Cidade de Campo Alegre, músicos amadores e profissionais da cidade, promovemos a cada mês um encontro, sempre em um lugar diferente com intenção de principalmente tocar músicas de raíz e jogar conversa fora.
Vou relatar nesse texto presente, dois encontros, que ocorreram em fevereiro e em março, na comunidade do Rio Represo e de Bateias de Baixo respectivamente.

O encontro de Rio Represo (Março de 2011).

Logo após realizarmos o encontro de janeiro no Restaurante do Itamar, comecei a procurar um local para o novo encontro de março. Através das participações dos ouvintes no meu programa de rádio, a Família da Dona Frida Carvalho ofereceu-se para sediar. Então fomos lá. Este encontro foi simples, mas muito gostoso de fazer.
Rio Represo, Fevereiro de 2011. a direita está Texeirinha com o surdo, Baixinho (Cláudio) e Seu Paulo Tchoeck com violão. De camisa branca a esquerda está o Cláudio Carvalho, Gaiteiro (sem gaita nesse dia) e anfitrião do encontro. 
Dona Frida é uma simpática senhora que vive no Rio Represo com sua família. Seus filhos e ela freqüentemente ligam para o meu programa aos domingos para mandarem recados e pedirem músicas; assim, foi natural fazer o convite do encontro e mais natural ainda nós (músicos) atendermos essa simpática família.
Encontro de viola no Rio Represo - Março de 2011 - Dona Frida Carvalho (Dir.), com amigos e familiares, ouvindo a cantoria.
Da Esq. para Dir: Músico do local, Cláudio, Paulo Tchoeck e Texeirinha.
Família de visitantes de Campo Alegre ao encontro com Dona Frida.
Encontro do Rio Represo - Março de 2011. Da direita para esquerda: Eu (Robson), Seu Jorge e a Esposa (moradores do Campestre).
O encontro foi até umas dez horas da noite, e quando fizemos menção de ir embora, o "Nique" não nos deixou sair sem antes provar do viradão que sua esposa preparara.


O Encontro de Viola de Bateias de Baixo - 16 Abril de 2011.


Esse já foi o terceiro encontro realizado em Bateias, sendo os dois primeiros no Bar Armazém. Este último do dia 16, aconteceu no Restaurante do Celso Telma e foi um dos maiores que fizemos. Talvez não tenha sido o maior em número de pessoas mas o foi em número de músicos e de participação das pessoas. O seu Celso é ouvinte do programa (pela internet, pois segundo ele, na sua casa não pega rádio cidade). Fez o convite, convite aceito.
Nesse encontro, é importante frisar todo o apoio do pessoal da rádio, principalmente ao Presidente da rádio, Ivo Kestring, que nos encontros se reveza nos papéis de cantor, violeiro, técnico de som e de vídeo.
Bateias de Baixo, Abril de 2011 - Esq. para Dir.: Laércio Virmond e seu Sogro, Seu Vigando, Seu Luizão, Seu Pedrão e Paulo Tchoecke e o Ivo.
Bateias de Baixo, Abril de 2011 - vista parcial do público presente ao Encontro.  E mais músicos ao fundo tocando para a platéia (inclusive eu me metendo a tocar colher)
Gravei um vídeo e postei no youtube, para terem uma idéia da energia legal que estava no encontro.
Você pode assistir aqui ou ir para o site: http://www.youtube.com/watch?v=zugps93ppqI


A música no vídeo é gauchesca, isso demonstra a pluralidade do encontro. Quem canta é o nosso Radialista da "Hora do Chimarrão" o Osvaldir Dranka e é acompanhado pelo gaiteiro Diego Telma e o Violeiro Dinho Reizer. Foram mais de 14 músicos participantes, fora a palhinha do povo que chegava para participar.


Até o Próximo encontro em maio na Avenca do Rio Negro!!!

Um comentário:

  1. Parabens Robson...isto é fazer a diferença na comunidade!!! Abraço! Maricler.

    ResponderExcluir