Seja bem vindo!

Todo o conteúdo que passarei aqui, obviamente não foi apenas das entrevistas, li os livros de Carlos Ficker, Herculano Vincezi; Mario Kormann e do Eugênio Herbst e ótimo trabalho de Paulo Henrique Jürgensen; estes merecem o meu mais sincero agradecimento, "pois se tenho algum mérito é porque estive apoiado em ombros de gigantes". Contudo, a alma de todo material que apresento, devo única e exclusivamente a essas pessoas que merecem todo crédito:

Meu amigo Marcio Augustin; Sra. Cassilda Detros; Prof. Ione dos Passos; Seu Nêne Zumbah; Dona Santinha; minha prima Déborah Duvoisin; Dona Enezilda Schwartz (pela infinidade de fotos cedidas); A Irmã Alice (na época diretora do Hospital); Marli Telma; Nádia Bartch; Renato Duvoisin; Seu Adolfo Saltzwedel e ao Sindicato Rural; Ao Dr. Mario Kormann, Seu Ernesto Rocha; Seu Noirton Schoereder; Seu Valdírio Baptista e Família, Seu Osni Cubas; Seu Algacir Lintzmeier; Roberto Reizer; Seu Afonso Carneiro; Seu Osvaldo José Slogel; Braulio José Gonçalves; Seu Silvio Bueno Franco e sua esposa a Professora Sirlei Batista Bueno Franco; A Paróquia Santíssima Trindade; Seu Quinzinho Moura (e seu toque de gaita); Seu Augusto Serafim; Seu Deoclécio Baptista; Dona Hilva Machado; Seu Alonso Kuenen; a Dona Eulália Pazda; e tantos outros que eu talvez, injustamente tenha esquecido.

Obrigado Especial ao meu amigo e primo Luis Carlos Amorim que me conduziu e me apresentou a imensa maioria de todas esses cidadãos beneméritos campoalegrenses.

Obrigado a Todos, que ao cederem suas memórias, lembranças, músicas, fotos, documentos e um pouquinho de suas vidas; permitiram esse trabalho de divulgação de nossa cidade.



segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

O Grupo Lebon Régis - Uma história que vem de longe.

Quero postar hoje uma recordação e um agradecimento a Dona Enezilda Scharwz. Foi ela quem me passou muitas fotos e quem me contou muitas coisas interessantes. Dentre essas fotos e fatos, escolhi para postar, hoje, uma cópia de seu convite de formatura. Consta ali o nome da Diretora da época. Quero além do convite, colocar uma foto dessa Diretora.


O Curso Complementar, era um curso equivalente ao Ensino Fundamental hoje, se considerarmos que este preparava o aluno de forma geral, sem especializa-lo em alguma profissão. A partir dele poderia-se optar para o curso "Normal", e a moça que o fazia chamava-se "Normalista" (que seria o equivalente ao Magistério hoje). Para os moços que quisessem ampliar seus estudos, cursariam o "Científico". Na verdade, eram poucas pessoas que chegavam ao complementar e menos ainda os que avançavam para estudos mais aprofundados.
Bom, voltando ao Convite. Ele cita a Diretora Hermelinda Bianchini. Vejamos uma foto dela abaixo:
Clube Agrícola - Década de 40
Aqui a Diretora Hermelinda está acompanhada de outras professoras. Da Esquerda pra direita (Professora não identificada), Professora Maria José da Silva Bernardes, Diretora Hermelinda, Professora Anita Cubas e Professora Beatriz Domingues da Silva. Aliás, nessa foto, elas posam como membros do "Clube Agrícola".
Eu tornarei a falar muito das professoras do Grupo Escolar Lebon Régis. Tarefa não muito fácil, pois, como via de regra em Campo Alegre, não tem muito de sua história preservada.
Grupo Escolar Lebon Régis - Década de 60

Nenhum comentário:

Postar um comentário