Seja bem vindo!

Todo o conteúdo que passarei aqui, obviamente não foi apenas das entrevistas, li os livros de Carlos Ficker, Herculano Vincezi; Mario Kormann e do Eugênio Herbst e ótimo trabalho de Paulo Henrique Jürgensen; estes merecem o meu mais sincero agradecimento, "pois se tenho algum mérito é porque estive apoiado em ombros de gigantes". Contudo, a alma de todo material que apresento, devo única e exclusivamente a essas pessoas que merecem todo crédito:

Meu amigo Marcio Augustin; Sra. Cassilda Detros; Prof. Ione dos Passos; Seu Nêne Zumbah; Dona Santinha; minha prima Déborah Duvoisin; Dona Enezilda Schwartz (pela infinidade de fotos cedidas); A Irmã Alice (na época diretora do Hospital); Marli Telma; Nádia Bartch; Renato Duvoisin; Seu Adolfo Saltzwedel e ao Sindicato Rural; Ao Dr. Mario Kormann, Seu Ernesto Rocha; Seu Noirton Schoereder; Seu Valdírio Baptista e Família, Seu Osni Cubas; Seu Algacir Lintzmeier; Roberto Reizer; Seu Afonso Carneiro; Seu Osvaldo José Slogel; Braulio José Gonçalves; Seu Silvio Bueno Franco e sua esposa a Professora Sirlei Batista Bueno Franco; A Paróquia Santíssima Trindade; Seu Quinzinho Moura (e seu toque de gaita); Seu Augusto Serafim; Seu Deoclécio Baptista; Dona Hilva Machado; Seu Alonso Kuenen; a Dona Eulália Pazda; e tantos outros que eu talvez, injustamente tenha esquecido.

Obrigado Especial ao meu amigo e primo Luis Carlos Amorim que me conduziu e me apresentou a imensa maioria de todas esses cidadãos beneméritos campoalegrenses.

Obrigado a Todos, que ao cederem suas memórias, lembranças, músicas, fotos, documentos e um pouquinho de suas vidas; permitiram esse trabalho de divulgação de nossa cidade.



sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

No início era o verbo...

Seja bem vindo ao meu blog. Quem me conhece pessoalmente, sabe como sempre fui resistente a idéia de postar um blog; sempre achei uma forma que as pessoas medianas encontraram de aplacar seu narcizismo. Contudo, dizem por aí que "a língua é chicote da bunda"; e é a mais pura verdade, rs...

Bom. Feita a "mea culpa" podemos prosseguir e chegarmos no ponto a que veio esse site, esse tal de "blog": onde o objetivo é compartilhar para não perder. Simples, não? Apenas isso! Explico melhor: quando era garoto, (isso faz muiiiito tempo), sempre tive curiosidades sobre minha cidade, de onde viemos e coisas afins... daí que me frustrava ao não encontrar livros, documentos e ferramentas suficientemente esclarecedoras em nossa cidade para dar conta dessa curiosidade. Mais tarde, percebi que outras pessoas como eu (e diferentes de mim) tinham as mesmas perguntas sem respostas.

Desa forma, iniciei uma pesquisa que aos poucos foi sendo agregada com outras pessoas igualmente curiosas e interessadas na nossa herança cultural. Faço aqui uma distinção a uma pessoa que foi de grande valia em toda essa busca e trabalho: Luis Carlos Amorim - o Liska.
Assim, começamos a entrevistar pessoas, coletar e escanear fotos, ler livros que falavam mesmo que vagamente sobre Campo Alegre... enfim: fomos pesquisando amadoramente e dando tiro para tudo que era lado.

Resultado: ainda nao publiquei meu livro, embora ele já esteja formado para uma primeira tentativa de impressão. Confesso que já poderia tê-lo publicado, mas quando isso acontecer (que pode ser logo, pode ser em médio prazo e em longo prazo), terá de ser do jeito que eu gostaria que ele (o livro) fosse: ilustrado, de bom gosto no acabamento,  na medida do possível (da minhas infinitas limitações como arremedo de historiador e da precariedade das fontes) o mais preciso nas informações sem cair nos pernosticismos dos acadêmicos de plantão.

Bom... enquanto o livro não sai para o papel, pensei que poderia disponibilizar o material pela internet para quem quisesse discutir sobre ele. Seria mais uma forma de melhorar o que ainda não foi escrito... para falar bonito: um verdadeiro exercício dialético!

Convido então a todos os interessados no assunto, que leiam, discutam, critiquem, acrescentem e corrijam... apenas não elogiem, senão fico confiado e paro de melhorar. :D
"É dos inimigos, e não dos amigos, que se aprende a fazer muralhas altas" (quem joga civilization vai lembrar disso..rs)

Ahhh! Alem de divulgar fotos, comentários sobre costumes e histórias daqui, também vou divulgar nossos eventos culturais que teremos no decorrer da jornada.
Abraço a todos... e obrigado a todos que ajudaram e que ainda vão ajudar!!!

Robson Richard Duvoisin

Nenhum comentário:

Postar um comentário