Seja bem vindo!

Todo o conteúdo que passarei aqui, obviamente não foi apenas das entrevistas, li os livros de Carlos Ficker, Herculano Vincezi; Mario Kormann e do Eugênio Herbst e ótimo trabalho de Paulo Henrique Jürgensen; estes merecem o meu mais sincero agradecimento, "pois se tenho algum mérito é porque estive apoiado em ombros de gigantes". Contudo, a alma de todo material que apresento, devo única e exclusivamente a essas pessoas que merecem todo crédito:

Meu amigo Marcio Augustin; Sra. Cassilda Detros; Prof. Ione dos Passos; Seu Nêne Zumbah; Dona Santinha; minha prima Déborah Duvoisin; Dona Enezilda Schwartz (pela infinidade de fotos cedidas); A Irmã Alice (na época diretora do Hospital); Marli Telma; Nádia Bartch; Renato Duvoisin; Seu Adolfo Saltzwedel e ao Sindicato Rural; Ao Dr. Mario Kormann, Seu Ernesto Rocha; Seu Noirton Schoereder; Seu Valdírio Baptista e Família, Seu Osni Cubas; Seu Algacir Lintzmeier; Roberto Reizer; Seu Afonso Carneiro; Seu Osvaldo José Slogel; Braulio José Gonçalves; Seu Silvio Bueno Franco e sua esposa a Professora Sirlei Batista Bueno Franco; A Paróquia Santíssima Trindade; Seu Quinzinho Moura (e seu toque de gaita); Seu Augusto Serafim; Seu Deoclécio Baptista; Dona Hilva Machado; Seu Alonso Kuenen; a Dona Eulália Pazda; e tantos outros que eu talvez, injustamente tenha esquecido.

Obrigado Especial ao meu amigo e primo Luis Carlos Amorim que me conduziu e me apresentou a imensa maioria de todas esses cidadãos beneméritos campoalegrenses.

Obrigado a Todos, que ao cederem suas memórias, lembranças, músicas, fotos, documentos e um pouquinho de suas vidas; permitiram esse trabalho de divulgação de nossa cidade.



quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um Presidente entre nós...

Em 1954, Campo Alegre recebeu a visita do Vice-Presidente Nereu Ramos (Com a morte do Presidente Getúlio Vargas, Nereu Ramos acabou assumindo a presidência por dois meses e vinte um dias em 1955). 
A dita visita tinha sido intermediada pelos companheiros de partido o PSD(Partido Social Democrático), principalmente o Eugênio Herbst. Também se alinhavam ao PSD um outro Partido fundado pelo Padre Luis Gilg e Miguel Kotovicz o PDC (Partido Democrata Cristão). Em âmbito municipal PSD e PDC eram aliados e eram adversários da UDN (União Democrática Nacional). 
Pois bem, na época o Prefeito da cidade, Carlos Brandes era da UDN e portanto adversário do Herbst, do Padre e do Kotovicz. Entre outros membros da UDN na época estava meu avô Eugênio Duvoisin e Horst Walter. A UDN em nível nacional fazia oposição a Getúlio Vargas que era considerado pai de dois partidos da época o PSD (que tinha um caráter Patronal) e o PTB (Partido Trabalhista Brasileiro). 
Bom, a visita tinha a intenção de prestigiar os aliados do PSD-PDC. Foi Essa visita que inspirou o padre de que sua grande ambição seria praticável: construir o hospital. 
Vejamos as fotos da visita e depois vamos comentar sobre elas... Conto com a ajuda nos comentários desse texto para identificar mais pessoas e locais.
Desfile - 1954 com o Vice-Presidente Nereu Ramos
Nessa foto acima, vê-se o Comércio do Roepcke ao fundo, a sua esquerda o Hotel Duvoisin e um pedaço da residência e comércio do Chico Duarte (que aliás teve participações muito importantes para Campo Alegre). O desfile parte desse ponto, pela Av. Getúlio Vargas (esse nome é o de hoje, na época seria Estrada Dona Francisca mesmo) até onde hoje tem a casa da Dona Santinha ou o Mercado Barh. (Que curiosamente ficam na esquina entre a Rua Nereu Ramos e Av. Getúlio Vargas!!). 
Desfile - 1954 com o Vice-Presidente Nereu Ramos
Aqui a comitiva já está pelo reio da Getúlio Vargas. Ao fundo da direita pra esquerda pode-se observar a casa onde funcionou uma das primeiras padarias de campo alegre a padaria da Zuzka e do seu Crissanto,ao meio vê-se a casa que era de propriedade do Edi Cubas (ali funcionou uma barbearia do Treml quando eu era bem criança), mais a direita um posto/bomba de gasolina da ESSO do Kotovicz e por fim do lado direito, a casa onde funciona o escritório do Açougue Harens hoje.
Desfile - 1954 com o Vice-Presidente Nereu Ramos

 Aqui chegamos ao fim da parada, ao fundo a casa da dona Santinha (que aliás chama-se  Maria Regina Aracy Gonçalves - a sua entrevista vai render um texto lindo, muito obrigado dona Santinha). :).
Bem, essa foto é a única que é possível discernir o Nereu Ramos. É o senhor de terno com as mãos nas costas que está logo atrás da menina da direita. 
Bem pessoal, se vcs identificarem mais algumas pessoas aí na foto e quiserem me ajudar, usem os posts.
Em tempo: Estas fotos consegui com o companheiro Liska, perguntarei a ele a fonte para que possa ser identificada.

4 comentários:

  1. Gostei muito do seu blog, eu não sei o que deu ontem que eu não consegui visualizar, mas aqui é muito interesante mesmo, vou recomendar aos meus amigos, e parabéns isso tá muito show :D

    Wesley Henrique

    ResponderExcluir
  2. Conheci sua página/blog hoje , estou amando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosicler!

      Eu abandonei o blog, mas estou resgatando sua memória em partes, pq lançarei meu tão sonhado livro esse ano. Fiquei muito feliz com sua mensagem! :-)

      Excluir